Curso de Trufas: Como Fazer, Embalar, Fotos e Muito Mais!

As trufas são um sucesso no mundo inteiro, e diversas pessoas estão ganhando sua vida vendendo-as.

Portanto, hoje disponibilizaremos este curso de trufas com um conteúdo de altíssima qualidade para que você possa se especializar no assunto, e quem sabe até mesmo viver disso, não é mesmo?

E o melhor é que você não precisa fazer nenhum pagamento! É tudo gratuito! E te damos a garantia de que você sairá deste curso um especialista em trufas.

O conteúdo deste curso será sobre os assuntos mais importantes e cruciais. Os tópicos serão:

  • Receitas
  • Conservação
  • Dicas para Cozinhar Melhor
  • Conselhos para Vender Mais
  • Embalagens

Receitas

Vamos começar ensinando as receitas de trufas com os sabores mais famosos. Os sabores aqui apresentados serão:

  • Chocolate
  • Morango
  • Maracujá
  • Limão
  • Nutella

Trufa de Chocolate

Este é um dos sabores mais famosos, e com certeza é o que mais vende no mundo todo. Não só em trufas, mas também em bolos e em lojas do mundo inteiro. É uma trufa simples de fazer.

Ingredientes:

  • 250 gramas de chocolate meio-amargo
  • 150 gramas de chocolate ao leite
  • 1 xícara de creme de leite
  • 1 xícara de chocolate em pó para cobrir

Modo de Preparo:

Derreta os chocolates em banho-maria e, ainda no fogo, adicione o creme de leite. Misture e desligue. Coloque tudo em um recipiente, leve para a geladeira e deixe por 30 minutos. Retire e faça as bolinhas. Em seguida, mergulhe-as no chocolate em pó para que fiquem totalmente cobertas. Retorne à geladeira e retire somente na hora de servir.

Trufa de Morango

Este sabor também é muito doce e encantador, famoso em recheio de bolos e doces em geral. Se for bem feito pode ser um sucesso!

Ingredientes:

  • 1 caixas de morango
  • 1 latas de leite condensado
  • 1 barra de chocolate de 250 gramas

Modo de Preparo:

Coloque as duas latas de leite condensado no fogo e mexa muito bem até que fiquem no ponto de brigadeiro, depois reserve até esfriar. Agora, pegue pequenas porções do leite condensado e cubra os morangos com elas. Derreta o chocolate em banho maria. Com a ajuda de dois palitos de dente ou de um garfo, passe cada morango, já coberto com a massa, com cuidado pelo chocolate derretido. Coloque em uma forminha e leve para a geladeira. Você pode colocar as trufas em pequenas embalagens também, para deixar o trabalho com uma decoração mais bonita e mais delicado.

Trufa de Maracujá

A trufa de maracujá também é muito querida por todos, pois tem um sabor bem doce e refrescante.

Ingredientes:

  • 500 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo
  • 500 gramas de chocolate branco
  • 200 ml de creme de leite
  • 80 ml de suco de maracujá

Modo de Preparo:

Coloque o chocolate branco e mexa até que fique bem consistente. Adicione o creme de leite e continue mexendo. Junte o suco de maracujá aos poucos, ainda mexendo. É importante que este suco de maracujá seja natural, para que o sabor do maracujá seja bem evidente e verdadeiro. Coloque na geladeira e reserve. Agora pegue o chocolate ao leite ou meio amargo e leve ao fogo até que ele fique consistente. Coloque o recheio em uma forma e cubra com o chocolate. Deixe ela bem recheada. Leve à geladeira e espere esfriar.

Trufa de Limão

Esse sabor faz muito sucesso por ser tropical e bem refrescante. É uma ótima opção para os dias quentes!

Ingredientes:

  • 500 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo
  • 500 gramas de chocolate branco
  • 200 ml de creme de leite
  • 80 ml de suco de maracujá

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate ao leite ou meio amargo.

Agora, leve o chocolate branco ao fogo, então acrescente a caixa de creme de leite e o suco de 1 limão. Mexa bem até que fique bem consistente. Agora basta colocar o chocolate dentro de uma forminha com a ajuda de uma colher. Acrescente então o recheio de limão e cubra novamente com o chocolate. Leve para gelar.

Trufa de Nutella

A Nutella ficou muito popular nas sobremesas do mundo todo, então por que não fazer uma trufa com ela?

Ingredientes:

  • 2 potes de 350g de Nutella
  • 500 gramas de chocolate meio amargo derretido
  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 2 colheres de sopa de mel
  • Cacau em pó para passar as trufas

Modo de Preparo:

Coloque o creme de leite, o mel e a Nutella em uma panela e leve ao fogo. Espere até ferver e desligue. Agora, adicione o chocolate e misture até obter um creme consistente. Leve à geladeira por duas horas ou até endurecer. Agora basta moldar as pequenas bolinhas e cobri-las com o cacau.

Conservação

As trufas devem ser conservadas com muito cuidado, pois elas podem estragar muito fácil.

Basicamente, há 2 prazos de validade diferentes:

 

  • Trufas sem bebida alcóolica

 

As trufas que não possuem nenhum tipo de bebida alcóolica duram, aproximadamente, 7 dias. Lembre-se que essa é uma margem de segurança, dependendo dos ingredientes, elas podem durar mais que isso ou até mesmo menos que isso.

 

  • Trufas com bebida alcóolica

 

Se as trufas possuírem algum tipo de bebida alcóolica, podem durar até 15 dias.

Dicas Para Cozinhar Melhor

Agora, darei alguns conselhos práticos, para que você possa melhorar sua forma de cozinhar e para que suas trufas cresçam em qualidade e popularidade.

Conte com Produtos de Qualidade

Muitas pessoas querem economizar em tudo que compram, e isso não é ruim. Porém, existem certas coisas nas quais não podemos economizar.

Os produtos que você utiliza em suas trufas são umas dessas coisas.

Se você quer saber como fazer trufas de altíssima qualidade, então basta comprar produtos de altíssima qualidade.

Existem diversas marcas boas de leite condensado e que são conhecidas e renomadas no mercado.

Não estou dizendo que os produtos são a única coisa que importa para que sua trufa fique bom, mas posso afirmar, com toda certeza, que eles fazem uma enorme diferença!

Tenha Materiais Específicos

Quando aprendemos como fazer trufas em casa, nos acostumamos com alguns hábitos que não são tão bons assim na hora de cozinhar.

Um deles é usar talheres ou equipamentos para fazer todos os tipos de comida, quando na verdade deveríamos possuir talheres específicos para cada tipo de alimento.

Por exemplo, você não deve usar a mesma colher para fazer doces e salgados, já que o sabor de um pode contaminar o outro.

Imagine sua trufa com um leve gosto de frango no final. Não seria nada legal, não é mesmo?

É imprescindível também que todos materiais de sua casa estejam limpos, sem pó e sem sujeira. Por isso, sempre que for usá-los, lave-os e, se achar necessário, passe um espanador de pó também.

Derreta em Banho-Maria

Muitas pessoas derretem o chocolate no microondas por ser mais rápido, mas na realidade não é um tempo tão bem poupado assim.

Para fazer trufas, o ideal é derreter o chocolate em banho-maria. Pode ser um pouco mais demorado, porém o resultado é bem melhor.

A consistência do chocolate fica muito melhor.

Apenas tome dois cuidados: não deixe a água do banho-maria ferver e, em hipótese alguma, deixe cair água no chocolate, pois você estragaria toda sua receita.

Aromatize as Trufas

Esse é um ponto muito importante, e pode ser o diferencial de suas trufas!

Para isso, utilize essências de acordo com o sabor das trufas. Você também pode utilizar licores, apenas tome cuidado na quantidade do licor, pois seu bombom pode ficar muito alcóolico, o que pode estragar sua trufa.

Faça tudo com medidas muito bem calculadas, de acordo com as medidas das receitas.

Tenha Equilíbrio

Existe um ditado que diz que tudo em exagero faz mal. Em parte isso é verdade.

Não deixe que um ingrediente se sobressaia em relação a outro. Isso pode comprometer muito o sabor de suas trufas.

Não deixe doce demais e nem amargo demais. Tente equilibrar os sabores, e deixe tudo com um gosto único e perfeito!

Conselhos Para Vender Mais

Para terminar este curso de trufas, eu te ajudarei a vender melhor, de forma mais eficaz, para que você possa lucrar muito mais.

Divulgue

Não adianta nada você fazer os melhores doces do mundo se ninguém souber que eles existem, não é mesmo?

Por isso é importante que você invista bastante na divulgação de seu trabalho, seja ela física ou virtual.

É interessante que você faça cartões de visita e panfletos que contenham o endereço de sua loja, se tiver, seu telefone e e-mail. Estilize-os bem.

Além disso, invista muito na divulgação feita na internet e, se possível, tenha um pessoal qualificado somente para isso.

Digo isso pois, com o avanço da tecnologia, você pode alcançar um número de pessoas muito maior, aumentando sua renda.

Crie um site e páginas nas redes sociais e poste novidades, preços e promoções, para que as pessoas possam ver o que está acontecendo de novo em seu empreendimento.

Tenha Uma Boa Localização

Se você tem uma loja, ou mesmo se você vende nas ruas com uma caixa na mão, é importante que você escolha um ótimo lugar para fazer isso.

Não adianta fazer ótimas trufas se sua loja fica em um lugar onde não há grande fluxo de pessoas. Dessa forma seu número de vendas nunca será alto.

Também não importa trabalhar em uma ótima divulgação se o lugar em que você converte suas vendas é inviável para quem não possui carro, ou vice-versa.

Portanto, seja estratégico. Escolha um lugar que seja de fácil acesso para todo tipo de pessoa, para aqueles que andam de ônibus, metrô ou carro. E também escolha um lugar movimentado, onde passe bastante gente todos os dias.

Dessa forma, você conseguirá clientes sólidos e fiéis!

Tenha Controle Sobre os Custos e Lucro

É de suma importância que você tenha conhecimento de tudo que acontece com o dinheiro, bem como todos os pagamentos e gastos em seu pequeno ou grande empreendimento.

Logo, esteja sempre montando planilhas e anotando todo tipo de pagamento que é feito, além de tudo que você gasta e tudo que você ganha. Tente fazer um controle diário, semanal e mensal.

Dessa forma, você pode observar quais estratégias estão dando certo, e aprimorar aquelas que estão falhando.

Além disso, ao ter o controle de custos e de lucro, você tem a garantia de que nada sairá dos trilhos e, quando algo estiver errado, você saberá e poderá consertar a tempo.

Faça Promoções

As promoções são muito importantes, pois elas podem levar certas pessoas que não tinham interesse em seu trabalho por conta do preço, a adquirirem seus produtos.

Porém, tome muito cuidado! As promoções devem ser estudadas e planejadas para que, no fim, você não perca dinheiro e saia no prejuízo.

Se elas forem feitas de maneira correta, elas podem trazer muito benefício a longo prazo, pois você pode converter clientes a partir disso e, consequentemente, ganhar mais dinheiro.

Portanto, faça promoções do tipo: “X unidades por Y reais”.

E não esqueça, divulgue essa promoção e deixe claro que é por tempo limitado! Dessa forma, as pessoas se sentirão “obrigadas” a adquirir seu produto naquele momento, pois ela pode não ter mais aquele benefício futuramente.

Assim, você pode aumentar seu número de vendas muito rapidamente.

Estabeleça Metas

As metas são importante para que você verifique seu progresso durante o período que você está trabalhando.

Portanto, estabeleça metas pessoais, para sua vida financeira e para seus negócios.

“Onde você quer estar daqui um ano?”; “E daqui 5 anos?”; “E daqui 10 anos?”; “O quanto de dinheiro você quer estar lucrando dentro desses períodos citados acima?”.

Essas perguntas são importantes para melhorar seu desempenho, e para que você possa traçar estratégias poderosas para seus negócios.

Embalagens

Para trufas há 2 tipos de embalagens, basicamente: em papel e em caixas.

Para embalagens de papel, prefira o papel chumbo, pois ele conserva tanto o sabor como o aroma da trufa, além de não interferir nos mesmos.

Em contrapartida, a embalagem feita de caixas é muito mais sofisticada e bonita. Se você possui o investimento necessário para isso, faça caixas em MDF.

Além de não interferir no sabor e aroma da trufa, é um material bem resistente e leve, além de ser muito bonito, se for bem estilizado.

Conclusão

E então, gostou das dicas e do conteúdo apresentado em nosso curso de trufas? Te demos a garantia que o curso seria muito bom, e agora você já pode se considerar um especialista em trufas, e não precisou fazer nenhum pagamento para isso.

Estude bastante e abra seu próprio negócio, comece a vender e trace estratégias para ter um lucro alto, com o mínimo de custo possível.

Compartilhe este curso com seus amigos, para que eles também possam desfrutar de todo conteúdo apresentado aqui, e para que eles possam aprender a fazer trufas deliciosas.