Trufas para Casamento: Passo a Passo Fácil + 7 Segredos dos Confeiteiros

As trufas são um sucesso em todos os lugares do mundo. Existem diversos tipos diferentes de receitas de trufas doces, com vários sabores,  e trufas com vários formatos e embalagens diferentes, que satisfazem todos os gostos.

Por conta disso, muitas pessoas estão largando seus empregos e profissões atuais para começarem um novo empreendimento, no ramo dos doces, principalmente na realização de casamentos.

Portanto, os noivos que estão planejando sua festa de casamento aproveitaram esse momento e começaram a fazer diversos pedidos, o que fez com que a demanda de doces para casamentos aumentou de forma exponencial.

Logo, nesse post, ensinarei o passo a passo da receita de trufa de chocolate para um casamento.

Além disso, também apresentarei 7 dicas matadoras que todos confeiteiros usam para que seus doces fiquem cada vez melhores e para que seus produtos atinjam um nível de qualidade surpreendente!

Trufa de Chocolate

A receita de trufa de chocolate é a mais famosa e, com toda certeza, chocolate é o sabor que mais vende no mundo todo, e está presente em praticamente todo casamento ou evento. Não só em trufas, mas também em doces e em lojas do mundo inteiro. São trufas simples de fazer, se seguir as dicas e orientações certas.

Ingredientes:

  • 250 gramas de chocolate meio-amargo
  • 150 gramas de chocolate ao leite
  • 1 xícara de creme de leite
  • 1 xícara de chocolate em pó para cobrir

Modo de Preparo:

Passo 1:

Derreta os chocolates em banho-maria.

Passo 2:

Ainda no fogo, adicione o creme de leite. Misture e desligue.

Passo 3:

Coloque tudo em um recipiente, leve para a geladeira e deixe por 30 minutos.

Passo 4:

Retire e faça as bolinhas.

Passo 5:

Em seguida, mergulhe-as no chocolate em pó para que fiquem totalmente cobertas.

Passo 6:

Retorne à geladeira e retire somente na hora de servir. Faça a decoração e pronto. Agora seu bombom já está pronto para ser servido!

7 Segredos dos Confeiteiros

Agora estarei dando 7 dicas que todos os confeiteiros usam, para que a qualidade de seus produtos esteja em altíssimo nível, e para que você consiga fazer um bombom inesquecível em qualquer casamento.

Conte com Produtos de Qualidade

Muitas pessoas querem economizar em tudo que compram, e isso não é ruim. Porém, existem certas coisas nas quais não podemos economizar.

Os produtos que você utiliza em suas trufas são umas dessas coisas.

Se você quer saber como fazer trufas de altíssima qualidade, então basta comprar produtos de altíssima qualidade.

Existem diversas marcas boas de leite condensado e que são conhecidas e renomadas no mercado.

Não estou dizendo que os produtos são a única coisa que importa para que sua trufa fique boa, mas posso afirmar, com toda certeza, que eles fazem uma enorme diferença!

Tenha Materiais Específicos

Quando aprendemos como fazer trufas em casa, nos acostumamos com alguns hábitos que não são tão bons assim na hora de cozinhar.

Um deles é usar talheres ou equipamentos para fazer todos os tipos de comida, quando na verdade deveríamos possuir talheres específicos para cada tipo de alimento.

Por exemplo, você não deve usar a mesma colher para fazer doces e salgados, já que o sabor de um pode contaminar o outro.

Imagine sua trufa com um leve gosto de frango no final. Não seria nada legal, não é mesmo? Isso pode estragar o casamento de qualquer pessoa.

É imprescindível também que todos materiais de sua casa estejam limpos, sem pó e sem sujeira. Por isso, sempre que for usá-los, lave-os e, se achar necessário, passe um espanador de pó também.

Derreta em Banho-Maria

Muitas pessoas derretem o chocolate no microondas por ser mais rápido, mas na realidade não é um tempo tão bem poupado assim.

Para fazer trufas, o ideal é derreter o chocolate em banho-maria. Pode ser um pouco mais demorado, porém o resultado é bem melhor.

A consistência do chocolate fica muito melhor.

Apenas tome dois cuidados: não deixe a água do banho-maria ferver e, em hipótese alguma, deixe cair água no chocolate, pois você estragaria toda sua receita.

Aromatize as Trufas

Esse é um ponto muito importante, e pode ser o diferencial de suas trufas!

Para isso, utilize essências de acordo com o sabor das trufas. Você também pode utilizar licores, apenas tome cuidado na quantidade do licor, pois seu bombom pode ficar muito alcóolico, o que pode estragar sua trufa.

Faça tudo com medidas muito bem calculadas, de acordo com as medidas das receitas.

Tenha Equilíbrio

Existe um ditado que diz que tudo em exagero faz mal. Em parte isso é verdade.

Não deixe que um ingrediente se sobressaia em relação a outro. Isso pode comprometer muito o sabor de suas trufas.

Não deixe doce demais e nem amargo demais. Tente equilibrar os sabores, e deixe tudo com um gosto único e perfeito!

Embalagens Bem Produzidas

Para trufas há 2 tipos de embalagens, basicamente: em papel e em caixas.

Para embalagens de papel, prefira o papel chumbo, pois ele conserva tanto o sabor como o aroma da trufa, além de não interferir nos mesmos.

Em contrapartida, a embalagem feita de caixas é muito mais sofisticada e bonita. Se você possui o investimento necessário para isso, faça caixas em MDF.

Além de não interferir no sabor e aroma da trufa, é um material bem resistente e leve, além de ser muito bonito, se for bem estilizado.

Invista na Decoração de Suas Trufas

Padronizar as trufas realmente é muito mais fácil e torna o trabalho muito mais rápido, mas nem sempre é a melhor opção se você quer chamar a atenção de seus clientes.

A decoração é o que vai chamar a atenção das pessoas no casamento, pois antes de comer elas precisam olhar as trufas. Se suas trufas não tiverem uma boa decoração e uma boa aparência, as pessoas não vão sentir vontade nem de prová-las.

Portanto, diferencie as trufas, e faça com que cada sabor tenha uma decoração diferente.

Use formatos diferentes, confeitos, decoração feita com chocolate, etc. Deixe sua criatividade fluir!

É importante também que você veja diversos exemplos na internet, e esteja sempre pesquisando uma decoração nova para suas trufas, para que seu trabalho não seja medíocre, e esteja sempre em aprimoramento!

Conclusão

E então, gostou deste artigo? Agora você está mais do que preparado para fazer festas de casamentos incríveis, e tornar o dia dos noivos inesquecíveis com suas trufas.

Estude bastante esta receita e siga cada dica de forma rígida. Se você fizer tudo isso, tenha certeza de que suas trufas estarão em um nível altíssimo de qualidade, e você fará casamentos incríveis!

Faça da melhor maneira possível, pois o dia do casamento é um dos dias mais especiais na vida de alguém!

Compartilhe este post, para que seus amigos também sejam ajudados e encorajados a fazer noivos mais felizes em suas festas de casamentos.