Como Fazer Doces Finos: Passo a Passo Simples para Vender e Lucrar

Muitas pessoas estão largando seus atuais empregos para abrir seu próprio negócio e se tornarem empreendedoras.

E muitas estão migrando para o mercado de doces, que atualmente está em alta.

Por conta disso, a produção de doces finos cresceu drasticamente, bem como seus pedidos. Você pode fazer seus doces para um casamento, para uma festa ou para qualquer tipo de evento.

Portanto, neste artigo estarei dando um passo a passo composto por 6 dicas práticas para que você possa começar o seu empreendimento e ganhar muito dinheiro com ele.

Esse passo a passo te ajudará a vender mais rapidamente e a lucrar muito mais, além de te auxiliar a superar qualquer dificuldade.

#1 – Aprenda as Melhores Receitas

Antes de começar a vender os doces finos você deve primeiro saber como fazer um doce fino de qualidade.

E você deve se destacar, em primeiro lugar, pela qualidade que seu doce tem!

A qualidade do seu doce depende do conhecimento gastronômico que você tem, e o quanto de prática você possui. Fazer um doce não é algo fácil, seja ele qual for.

Portanto, o primeiro passo é estudar e buscar conhecimento, para que suas receitas e o jeito que você cozinha estejam sempre em aprimoramento.

Abaixo, estarei apresentando algumas receitas de doces finos, que podem ser moldadas e estudadas por você. As receitas serão:

  • Camafeu de Nozes
  • Macarons
  • Red Velvet

Camafeu de Nozes

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 150 gramas de nozes moídas
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga
  • 1 kg de açúcar de confeiteiro
  • Leite
  • Pedaços de nozes

Modo de Preparo:

Primeiro, leve ao fogo os seguintes ingredientes: o leite condensado, a manteiga e as nozes moídas. Mexa por, aproximadamente, 5 minutos, ou até que este creme comece a desgrudar da panela.

Agora, unte um refratário com manteiga e coloque este creme. Leve a geladeira e deixe esfriar durante um dia inteiro (24 horas).

Enquanto isso, você deverá fazer o fondant que irá cobrir o creme. Para isso, coloque o açúcar de confeiteiro em um recipiente, vá pingando o leite aos poucos e mexa até obter um creme grosso.

Quando o fondant estiver pronto, derreta-o em banho-maria.

Agora, retire o creme da geladeira. Unte as mãos com manteiga, enrole pequenas porções do creme em formato cilíndrico arredondado e banhe-as no fondant.

Coloque o doce em uma assadeira retangular, virada de cabeça para baixo e pincelada com manteiga. Faça a decoração com a noz e deixe secar.

Macarons

Ingredientes:

  • 90 gramas de farinha de amêndoas (ou farinha de castanha de caju)
  • 40 gramas de farinha de trigo
  • 200 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 3 ovos (somente as claras)
  • 30 gramas de açúcar refinado
  • 20 gotas de corante da cor desejada
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 130 gramas de chocolate ao leite
  • 3 colheres de sopa de nata

Modo de Preparo:

Peneire os seguintes ingredientes: a farinha de amêndoas, a farinha de trigo, o açúcar de confeiteiro e o chocolate e reserve. Tente obter a mistura mais fina possível (se necessário, peneire mais de uma vez). Aqueça as 3 claras no microondas por, aproximadamente, 30 segundos. Retire, mexa e verifique se perdeu a viscosidade. Se achar necessário, retorne ao microondas por mais 30 segundos. Só tome cuidado para não deixar cozinhar, por isso é importante que você conheça a potência de seu microondas. Após fazer isso, coloque as claras numa batedeira e bata até formar as claras em neve. Quando isso acontecer, comece a acrescentar, aos poucos, o açúcar refinado. Quando começar a formar um creme, acrescente o corante, sempre mexendo bem. Desligue a batedeira e acrescente a mistura que você peneirou no começo do processo, aos poucos, mexendo com um batedor. Quando tudo estiver bem homogêneo e consistente, coloque a massa num saco de confeiteiro.

Agora, pegue um refratário, forre com papel manteiga, e unte com manteiga e farinha. Esprema o saco, com cuidado, até que se forme uma “bolinha”. Faça 40 dessas bolinhas.

Deixe descansar por, aproximadamente, 20 minutos. As bolinhas deverão ficar achatadas, e devem ter, aproximadamente, 2 centímetros de largura cada (por isso é importante que você deixe um espaço entre cada bolinha, para que elas não grudem uma na outra futuramente). Leve ao forno (importante que esteja pré-aquecido), deixe por, aproximadamente 15 minutos em 170 graus, sendo que deve-se deixar o forno entre-aberto com uma colher de pau nos últimos 8 minutos.

Tire do forno, e deixe os macarons esfriarem e retire-os da forma (caso fique difícil de tirá-los da forma sem quebrá-los, umedeça a forma com um pouco de água para que o papel manteiga absorva essa água soltanto mais facilmente os macarons).

Agora está na hora de fazer o recheio dos macarons. Primeiro, derreta o chocolate no microondas. Depois, leve o chocolate, a manteiga e a nata ao fogo baixo, e mexa até que forme um creme liso e homogêneo. Agora basta rechear o macaron. Recheie uma face do macaron e feche com outro macarron como se fosse um biscoito recheado. Você pode fazer a festa com essa receita, já que ela rende 20 unidades com apenas essa quantidade de ingredientes apresentada. Os macarons não possuem nenhuma decoração, pois sua decoração são as cores vivas que eles possuem.

Obs: Você pode fazer macarons de várias cores, basta usar diferentes corantes. Você pode também rechear com geléia, chocolate branco, creme de morango, doce de leite, brigadeiro. Use sua criatividade e crie doces incríveis!

Red Velvet

Ingredientes:

  • 100 ml de leite
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 ½  colheres (sopa) de chocolate em pó peneirado
  • 1 1⁄2 colher (sopa) de corante vermelho em gel
  • 4 ovos
  • 270 gramas de açúcar
  • 1⁄2 colher (chá) de vinagre branco
  • 210 gramas de farinha de trigo peneirada
  • 1⁄2 colher (sopa) de fermento em pó peneirado
  • 350 gramas de cream cheese amolecido
  • 150 gramas de manteiga amolecida
  • 675 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado
  • 1⁄2 colher (café) de essência de baunilha
  • 1 pacote de gelatina em pó sem sabor (12 gramas) hidratada e dissolvida em 4 colheres (sopa) de água
  • Frutas vermelhas a gosto

Modo de Preparo:

Este bolo é um pouco complexo de se fazer, por isso tentarei ensiná-lo da forma mais simples possível. Preste muita atenção! Comece colocando o leite já aquecido, a manteiga e o chocolate em pó peneirado em uma panela, e leve ao fogo médio até que a manteiga derreta. Assim que a manteiga derreter apague o fogo, adicione o corante, mexa bem e reserve.

Agora, coloque 4 ovos em uma batedeira e bata até dobrar de volume. Adicione o açúcar e o vinagre branco e bata por, aproximadamente, mais 3 minutos. Então, desligue a batedeira e vá acrescentando, aos poucos, a farinha de trigo peneirada e o fermento em pó peneirado. Misture com delicadeza, para que a massa não perca seu volume.

Pegue essa massa e misture, com cuidado, com o creme que você reservou no começo da receita.

Agora, unte, com manteiga, um papel-manteiga e coloque-o em um refratário (de, aproximadamente, 24 centímetros). Despeje esta massa que você acabou de fazer neste refratário, e leve-o ao forno, em uma temperatura de 180 graus, durante, aproximadamente, 35 minutos (é importante que o forno esteja pré-aquecido). Retire do forno e reserve.

Agora que já fizemos a massa, está na hora do recheio.

Em uma batedeira, coloque o cream cheese amolecido a manteiga amolecida e bata em velocidade alta até ficar bem consistente e cremoso (são necessários, aproximadamente, 40 segundos).

Depois disso, acrescente o açúcar de confeiteiro peneirado e a essência de baunilha, e bata rapidamente até misturar tudo (aproximadamente, outros 40 segundos). Com a batedeira ainda ligada, adicione a gelatina e espere misturar. Desligue a batedeira, reserve a mistura em um refratário e leve à geladeira.

Agora vamos à parte final: a montagem.  Quando o recheio esfriar, tire-o da geladeira e separe 1 xícara (chá) para a cobertura. O restante do recheio divida em 2 partes iguais e reserve.

Pegue a massa que você reservou e corte-a em 3 discos no sentido da largura, de modo que as 3 partes tenham tamanhos iguais.

Coloque um disco no centro de um prato e, com o auxílio de um saco de confeiteiro, cubra totalmente este disco de massa com uma camada de recheio.

Coloque outro disco de massa sobre o recheio e novamente faça o mesmo processo com o recheio restante. Coloque outro disco de massa sobre esse recheio e coloque o recheio que você reservou em uma xícara por cima deste disco. Faça a decoração com as frutas vermelhas e voilà, está pronto seu lindo Red Velvet!

Obs: Muitas pessoas acham que o red velvet é vermelho por ter morango em sua composição, mas tome cuidado, o morango não é necessário, e sim o corante! E lembre-se também de sempre comprar ingredientes de altíssima qualidade!

Estude bastante esta receita, teste, prove, faça cursos, e faça com que seu brigadeiro seja o melhor de toda sua região!

#2 – Escolha um Bom Lugar Para Vender

Agora está na hora de escolher um lugar para vender seus doces. Pode ser uma loja física ou até mesmo sua própria casa, mas o importante é que o local de venda possua uma boa localização.

Não adianta fazer ótimos doces se sua loja fica em um lugar onde não há grande fluxo de pessoas. Dessa forma seu número de vendas nunca será alto, não importa quanto tempo você passe aberto.

Também não importa trabalhar em uma ótima divulgação se o lugar em que você converte suas vendas é inviável para quem não possui carro, ou vice-versa.

Portanto, seja estratégico. O segundo passo é escolher um lugar que seja de fácil acesso para todo tipo de pessoa, para aqueles que andam de ônibus, metrô ou carro. E também escolha um lugar movimentado, onde passe bastante gente todos os dias.

Dessa forma, você conseguirá clientes sólidos em um curto espaço de tempo!

#3 – Divulgue

Não adianta nada você fazer os melhores doces do mundo se ninguém souber que eles existem, não é mesmo?

Por isso é importante que você invista tempo, dinheiro e esforço na divulgação de seu doce, seja ela física ou virtual.

É interessante que você faça cartões de visita e panfletos que contenham o endereço de sua loja, se tiver, seu telefone e e-mail. Estilize-os bem.

Além disso, invista muito na divulgação feita na internet e, se possível, tenha um pessoal qualificado somente para isso.

Digo isso pois, com o avanço da tecnologia, você pode alcançar um número de pessoas muito maior, aumentando sua renda.

Crie um site e páginas nas redes sociais e poste novidades, preços e promoções, para que as pessoas possam ver o que está acontecendo de novo em seu empreendimento.

Dessa forma, pessoas que querem comprar doces para seu casamento, festa de aniversário ou evento, irão te encontrar pelas redes sociais ou pelo seu site, o que torna tudo muito mais fácil.

Este é o terceiro passo do processo para vender e lucrar mais. Aqui você já deve estar vendendo seus doces!

#4 – Tenha Controle Sobre os Custos e Lucro

Chegamos ao quarto passo. Ele serve para que você tenha controle de tudo que acontece em seu negócio. Isso ajudará suas vendas a aumentarem significativamente, e a superar qualquer dificuldade.

É de suma importância que você tenha conhecimento de tudo que acontece com o dinheiro em seu pequeno ou grande empreendimento.

Logo, esteja sempre montando planilhas e anotando todo o dinheiro que você gasta e todo o dinheiro que você ganha. Tente fazer um controle diário, semanal e mensal.

Dessa forma, você pode observar quais estratégias estão dando certo, e aprimorar aquelas que estão falhando.

Além disso, ao ter o controle de custos e de lucro, você não permite que nada saia dos trilhos e, quando algo estiver errado com seu dinheiro, você saberá e poderá consertar a tempo.

#5 – Faça Promoções

As promoções são muito importantes, pois elas podem levar certas pessoas que não tinham interesse em seu trabalho por conta do preço, a adquirirem seus produtos.

Porém, tome muito cuidado! As promoções devem ser estudadas e planejadas para que, no fim, você não perca dinheiro e saia no prejuízo.

Se elas forem feitas de maneira correta, elas podem trazer muito benefício a longo prazo, pois você pode converter clientes a partir disso e, consequentemente, ganhar mais dinheiro.

Portanto, faça promoções do tipo: “X unidades por Y reais”.

E não esqueça, divulgue essa promoção e deixe claro que é por tempo limitado! Dessa forma, as pessoas se sentirão “obrigadas” a adquirir seu doce naquele momento, pois ela pode não ter mais aquele benefício futuramente.

Este quinto passo é na verdade uma estratégia para aumentar o seu número de clientes, mesmo aqueles que não estão interessados em adquirir seu produto naquele momento.

Assim, você pode aumentar o número de vendas de seus produtos em  seu negócio em um curto espaço de tempo.

#6 – Estabeleça Metas

As metas são importante para que você verifique seu progresso durante o tempo que você está trabalhando.

Portanto, o último passo é estabelecer metas para sua vida pessoal e para sua vida financeira.

“Onde você quer estar daqui um ano?”; “E daqui 5 anos?”; “E daqui 10 anos?”; “O quanto de dinheiro você quer estar lucrando dentro desses períodos citados acima?”.

Essas perguntas são importantes para melhorar seu desempenho, e para que você possa traçar estratégias poderosas para seus empreendimentos.

Conclusão

E então, gostou do artigo? Se você seguir todos esses passos em ordem, com toda certeza você terá sucesso em tudo que fizer e você venderá muito mais.

Agora você já pode se aventurar vendendo para eventos, fazendo doces para uma festa ou casamento.

Estude cada dia passada e tente colocá-las em prática o mais rápido possível. Supere qualquer dificuldade que aparecer em sua frente, e não desista!

Compartilhe este post com seus amigos, para que elas possam ser encorajados a empreender e lucrar muito mais.