Como fazer brigadeiro: 5 dicas infalíveis p/ um brigadeiro delicioso

Atualmente, o brigadeiro é um dos doces mais queridos e mais comprados no mundo inteiro, e está presente nas sobremesas de casas do mundo todo. Por conta disso, muitas pessoas querem saber como fazer brigadeiro.

Além de ser ser muito fácil, existem diversas receitas de brigadeiro com sabores diferentes, que podem ser feitos em sua própria casa.

Portanto, nesse post, ensinarei como fazer brigadeiro no conforto de sua casa, e darei 5 dicas infalíveis para que seu brigadeiro fique delicioso.

Este post serve tanto para leigos que não sabem como fazer brigadeiro, para iniciantes que sabem como fazer brigadeiro, mas fazem somente em casa para a sobremesa, e para profissionais também, que não somente sabem como fazer brigadeiro como também ganham a vida com isso.

Primeiro, começarei ensinando como fazer brigadeiro em sua própria casa. Então, vamos à receita:

Receita de Brigadeiro

Esta receita que apresentarei é muito versátil, pois os ingredientes e o modo de preparo são universais. Portanto, serve tanto para quem vende brigadeiro e quer saber como fazer brigadeiro gourmet, como também para aqueles que querem aprender como fazer brigadeiro em casa, por hobby ou vontade.

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher de (sopa) de manteiga
  • 1 colher de (sobremesa) de glucose (opcional)
  • 1 pitada de sal
  • Granulado a gosto para decorar

Modo de Preparo:

O primeiro passo é colocar todos os ingredientes juntos em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre. Muita atenção! Normalmente, as pessoas tendem a jogar açúcar no brigadeiro, mas não faça isso, pois ele ficará doce demais, deixando o brigadeiro enjoativo. Fique atento ao fundo da panela! Quando o seu brigadeiro estiver desgrudando é hora de tirar. Não deixe menos tempo pois pode ficar “cru” e muito ralo, e também não deixe tempo demais, pois o brigadeiro queimará e ficará duro.

Dica: é importante que você use chocolate em pó e não achocolatado, pois o chocolate em pó tem um gosto muito melhor e ajuda na textura do brigadeiro também.

Agora leve a massa à geladeira e espere esfriar. Tome cuidado para que a massa não endureça muito. Quando a massa estiver no ponto, tire da geladeira e se prepare para fazer as bolinhas. Molhe suas mãos em pouco de água gelada esporadicamente, para que o brigadeiro não grude em sua mão e te impeça de fazer as bolinhas no tamanho desejado. Depois de feitas, passe-as no granulado e coloque seu brigadeiro nas forminhas e nas embalagens. Aqui você pode usar outros sabores de confeitos doces além de granulado também, fica a seu critério! Agora basta comer e fazer a festa em sua casa, ou seja lá onde for, pois agora você já sabe como fazer brigadeiro!

Obs: Muitas pessoas que fazem brigadeiro em casa confundem o leite condensado com o creme de leite, mas não cometa este erro! O creme de leite é necessário apenas na receita de brigadeiro de copo. Se você colocar creme de leite, mesmo que um pouco, a textura de seu brigadeiro pode ficar comprometida.

5 Dicas Infalíveis Para Fazer Um Brigadeiro Delicioso

Agora que você já sabe como fazer brigadeiro, darei 5 dicas para que sua produção fique ainda melhor, e para que você possa empreender dentro de sua própria casa.

Com a ajuda dessas dicas, você poderá fazer brigadeiros incríveis e deliciosos sem sair de casa.

As dicas serão:

  • Produtos de Qualidade
  • Manteiga Extra
  • Materiais Específicos
  • Confeitos Diversificados
  • Não Pare de Mexer

Produtos de Qualidade

Muitas pessoas querem economizar em tudo que compram para sua casa, e isso não é ruim. Porém, existem certas coisas nas quais não podemos economizar.

Os produtos que você utiliza em seus brigadeiros são umas dessas coisas.

Se você quer saber como fazer brigadeiro de altíssima qualidade, então basta comprar produtos de altíssima qualidade.

Um dos produtos mais importantes é o leite condensado, pois ele dá a textura do seu brigadeiro e grande parte do gosto também. Portanto, escolhe um leite condensado de qualidade, que você e sua casa conheça e confie.

Existem diversas marcas boas de leite condensado e que são conhecidas e renomadas no mercado.

Não estou dizendo que os produtos são a única coisa que importa para que seu brigadeiro fique bom, mas posso afirmar, com toda certeza, que eles fazem uma enorme diferença!

Manteiga Extra

Essa dica com certeza mudará seu jeito de como fazer brigadeiro!

Existem diversos tipos de manteiga, e inúmeras marcas também.

Aconselho a você que adquira para sua casa a manteiga que possuir a palavra “extra” em sua embalagem. A marca não importa, escolha a que mais agradar seu paladar.

Este tipo de manteiga deixará seu brigadeiro muito mais cremoso, e com uma textura muito melhor para comer.

Obs: prefira também as manteigas sem sal, pois a manteiga com sal pode alterar o sabor de sua receita, e muitas vezes para pior.

Materiais Específicos

Quando aprendemos como fazer brigadeiro em casa, nos acostumamos com alguns hábitos que não são tão bons assim na hora de cozinhar.

Um deles é usar talheres ou equipamentos para fazer todos os tipos de comida, quando na verdade deveríamos possuir talheres específicos para cada tipo de alimento.

Por exemplo, você não deve usar a mesma colher para fazer doces e salgados, já que o sabor de um pode contaminar o outro.

Imagine seu brigadeiro com um leve gosto de frango no final. Não seria nada legal, não é mesmo?

É imprescindível também que todos materiais de sua casa estejam limpos, sem pó e sem sujeira. Por isso, sempre que for usá-los, lave-os e, se achar necessário, passe um espanador de pó também.

Confeitos Diversificados

Muitas pessoas pensam que o brigadeiro deve ser obrigatoriamente coberto por granulado de chocolate, mas isso não é verdade!

Existem diversos confeitos que são deliciosos e que podem ser utilizados, alguns deles são:

  • Blossoms
  • Crispy
  • Split
  • Nibs
  • Vermicelli
  • Entre outros

Os confeitos podem mudar totalmente seu jeito de como fazer brigadeiro e de como decorá-lo!

Além de melhorarem o visual, o que já é muito importante e faz muita diferença, podem diversificar também o sabor de seu brigadeiro.

Você pode usar diversos tipos de pó também, como cacau em pó, chocolate em pó, canela, diversos tipos de açúcar, entre muitos outros.

Esses confeitos podem ser guardados em sua casa e usados em várias receitas, pois eles rendem muitas porções!

Não Pare de Mexer

O erro de muitas pessoas que estão aprendendo como fazer brigadeiro em casa é deixar ele na panela cozinhando e parar de mexer.

Você nunca deve parar de mexer a massa de um brigadeiro!

Se você parar de mexer, mesmo que por um instante, seu brigadeiro pode ficar com bolhas de ar ou até mesmo queimado.

Portanto, tome muito cuidado ao fazer seu brigadeiro em casa, e não pare de mexer nunca, até que o brigadeiro esteja no ponto certo.

Lembre-se que o momento de tirar seu brigadeiro é na hora que ele começar a desgrudar do fundo da panela.

Conclusão

E então, gostou das dicas de como fazer brigadeiro em sua casa? Agora você já sabe como fazer brigadeiro de altíssima qualidade em sua própria casa.

Lembre-se de sempre ter produtos de qualidade em sua casa, e cuidado para não esquecer da manteiga extra!

Use materiais específicos para tipos de comida específicos, dessa forma, os gostos não se misturam e cada coisa fica em seu devido lugar.

Use sua criatividade e experimente diversos confeitos na hora de fazer seu brigadeiro em sua casa.

E, por último mas não menos importante, nunca pare de mexer!

Essas são as dicas necessárias para saber como fazer um brigadeiro e para melhorar a receita que você já fazia em sua casa.

Com essas dicas, o seu brigadeiro pode alcançar um nível profissional, e você pode começar um negócio vendendo brigadeiros. Já imaginou se tornar um empreendedor apenas aprendendo como fazer brigadeiro, sem sair de casa?

Compartilhe este post, para que seus amigos aprendam como fazer brigadeiro de maneira profissional em sua própria casa, e também para que essas dicas alcancem o maior número de pessoas possível.

Dessa forma, você estará ajudando aqueles que querem saber como fazer brigadeiro para agradar a família em casa ou como forma de sustento.